terça-feira, 13 de dezembro de 2011

COODENADOR DA PASTORAL DA CRIANÇA FOI AO ENCONTRO DIOCESANO


Como Coordenador da Pastoral da Criança em Messias Targino participei do Encontro Diocesano da Pastoral da Criança em Mossoró nos dias 9 e 10 de dezembro, no Centro de Treinamento Santa Terezinha. O Encontro era de Coordenadores de Ramo e contou com a presença da Coordenadora Estadual Marlúzia. O Encontro iniciou com a Santa Missa e logo em seguida com a música Viagem de Agnus Dei, acompanhada por mim e cantada por Júnior Coordenador de Ramo de Paraú. Lurdes Coordenadora Diocesana fez a abertura comentando que “A missão não é apenas rezar, mas cobrar dos poderes, participar ativamente do social”. Após a fala de Lurdes, a Coordenadora Estadual Marlúzia falou a respeito da Assembléia Nacional da Pastoral da Criança que aconteceu de 21 a 25 de novembro em Curitiba e comentou ainda que as Coordenações e o Conselho sejam quem decidem as Diretrizes da Pastoral da Criança. O Encontro contou também com a presença da Juíza de Mossoró Drª Ana Ximenes que foi Promotora da Saúde Pública 11 anos, uma boa palestra que nos deixou tranqüilo a respeito de direitos que as pessoas têm e não sabem, e se sabem tem medo. A Juíza nos deixou seguros no que diz respeito ao direito de todos , principalmente no assunto saúde.
Ainda nesse sentido, foi apresentado por Marlúzia o Projeto Missionário Leigo da Pastoral, onde a Missionária Elinalva da cidade de São José de Campestre irá fazer missão no Estado do Amazonas, em municípios pobres, além de Elinalva irão fazer missão mais 15 missionários nos Estados do Maranhão e Amazonas, aonde irão passa 11 meses, saindo dia 15 de janeiro e retornando dia 15 de dezembro. Esse Projeto foi implantado em 2004 pela CNBB chamado “Missão e Ministério dos Cristãos Leigos”.
Os Missionários serão encaminhados pelas Coordenações Pastorais. As inscrições estão abertas até o dia 30 de maio de 2012. Esse Projeto já foi implantado em 66 municípios, tendo um total de 196 missionários. Repetindo o que dissera no Encontro Estadual.
O Encontro foi encerrado com abraços e muita alegria dos participantes. Quero enfatizar dizendo que estou muito realizado nessa missão de pastoral, trabalhando com crianças e adolescentes da minha cidade. Quero que Deus me dê muita saúde para poder visitar todas essas famílias levando a paz e o carinho a todos e a todas. Obrigado Jesus.

COODENADOR DA PASTORAL DA CRIANÇA FOI AO ENCONTRO ESTADUAL

Como Coordenador da Pastoral da Criança em Messias Targino eu tive a oportunidade de participar do Encontro Estadual da Pastoral da Criança em Natal nos dias 3 e 4 de dezembro, no Centro de Treinamento João Paulo II, em Ponta Negra. O Encontro era de Coordenadores de Setor e Área, mas eu tive a honra de ser convidado pela Coordenação Diocesana de Mossoró, através da Pessoa de Lurdes, Coordenadora Diocesana, como violonista, para tocar no evento e com o apoio da Coordenação Estadual na pessoa de Marilúzia, assim como a boa acolhida de Milton, também Coordenador de Setor em Natal e demais pessoas da Estadual. O que posso dizer a respeito do Encontro é que foi de suma importância, iniciando com uma Mística, através das palavras do Coordenador Milton sendo acompanhado por mim. Após a Mística a Coordenadora Estadual da Paraíba comentou sobre a Parábola do Semeador, “que tipo de semente está se plantando na Pastoral”, enfatizou a paraibana. “A Coordenadora Marlúzia apresentou a Campanha da Fraternidade de 2012 que tem como tema: “Fraternidade e Saúde Pública” e como Lema:” Que a Saúde se difunda sobre a terra”.
Ainda nesse sentido, foi apresentado por Marlúzia o Projeto Missionário Leigo da Pastoral, onde a Missionária Elinalva da cidade de São José de Campestre irá fazer missão no Estado do Amazonas, em municípios pobres, além de Elinalva irão fazer missão mais 15 missionários nos Estados do Maranhão e Amazonas, aonde irão passa 11 meses, saindo dia 15 de janeiro e retornando dia 15 de dezembro. Esse Projeto foi implantado em 2004 pela CNBB chamado “Missão e Ministério dos Cristãos Leigos”.
Os Missionários serão encaminhados pelas Coordenações Pastorais. As inscrições estão abertas até o dia 30 de maio de 2012. Esse Projeto já foi implantado em 66 municípios, tendo um total de 196 missionários.
O Encontro foi encerrado com uma Missa celebrada pelo Padre Aerton de Natal. Foi a bênção aos Coordenadores da Pastoral para que fossem iluminados pelo Espírito Santo. Quero enfatizar dizendo que estou muito realizado nessa missão de pastoral, trabalhando com crianças e adolescentes da minha cidade. Quero que Deus me dê muita saúde para poder visitar todas essas famílias levando a paz e o carinho a todos e a todas. Obrigado Jesus.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Pastorais de Messias participam de 100 anos de Missionários em Patu

As Pastorais: da crianã, apostolado e ECC nas pesooas de Nonato Maria Beatriz e Ângela Diniz, respectivamente participaram de uma Secção Solene realizada neste dia 30 de novembro na Câmara de Vereadores de Patu, em homenagem ao Pároco Padre Domingos e, na oportunidade estavam presentes na Seção o Bispo Dom Mariano Banzano, Padre Marcones e Padre George da cidade de Almino Afonso, além de várias autoridades. Edino Após a Senhora Presidente abrir a Secção o Professor e Ex-seminarista Edino fez a leitura de um pequeno relato sobre a história da Igreja do Lima e após o relato convidou a Senhora Nair Solano par fazer um resuno do que foi o Santuário do Lima, desde a primeira capela, feita por um coronel até os dias atuais, relatandos todos os padres que ali passam, onde só não relatou o nome do Padre Irismar que também foi um dos pioneiros daquele lugar. Isso é mais um momento em que a Igreja está presente de forma social e democrática. As nossas pastorais não podiam ficar de fora, pois é dessa forma que iremos trabalhar cada vez mais em prol de nossas crianças e de um povo em geral.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

COMISSÃO ELEITORAL FAZ REUNIÃO COM FUNCIONÁRIOS

A Comissão Eleitoral da Escola Estadual Apolinária Jales, na pessoa da Presidenta Joana Ferreira de Almeida realizou uma reunião hoje, dia 18 de novembro, sexta-feira com todos os funcionários da Escola e, na oportunidade foi apresentado o Projeto da Gestão para o Biênio 2012/2013 pelos candidatos a Diretor e vice-diretor, Os Professores Carlos Átila de Oliveira e Raimundo Nonato de Almeida, respectivamente.
O Projeto foi apresentado de forma pelo Professor Carlos Átila e após a apresentação foi aberta às discussões onde todos poderam opinar a respeito de um Plano anual voltado para os alunos. Nas discussões ficou bem claro a participação de toda comunidade escolar e todos que deram suas opiniões prometeram fazer acontecer os projetos a serem trabalhados,tirando do papel e pondo em prática.
Na condição de Vice-diretor quero compartilhar o máximo possível para que a nossa Escola se sobressaia diante do Cenário educacional, procurando a melhorar em todos os sentidos."Ninguém consegue crescer sem uma estrutura
E a educação é a base que sustenta o homem
Pelo sinuoso caminho da realização".
Nildo Lage

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Estados não cumprem lei do Piso Nacional para os Professores

Aprovada há mais de três anos, a lei nacional do piso do magistério não é cumprida em pelo menos 17 das 27 unidades da Federação, informa a reportagem de Fábio Takahashi e Luiza Bandeira, publicada na edição desta quarta-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

A legislação prevê mínimo de R$ 1.187 a professores da educação básica pública, por 40 horas semanais, excluindo as gratificações.

A lei também assegura que os docentes passem ao menos 33% desse tempo fora das aulas para poderem atender aos estudantes e preparar aulas.

A regra visa melhorar as condições de trabalho dos docentes e atrair jovens mais bem preparados para o magistério.

O levantamento da Folha mostra que a jornada extra-classe é o ponto mais desrespeitado da lei: 15 Estados a descumprem, incluindo São Paulo, onde 17% da carga é fora da classe. Entre esses 15, quatro (MG, RS, PA e BA) também não pagam o mínimo salarial.

O ministério da Educação afirma que a lei deve ser aplicada imediatamente, mas que não pode obrigar Estados e municípios a isso.

A maior parte dos Estados que descumprem a lei disse que vai se adequar à regra.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação recomendou a seus sindicatos que entrem na Justiça.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

PASTORAL DA CRIANÇA

O coordenador da Pastoral da Criança em Messias Targino, Raimundo Nonato de Almeida, estará viajando de 2 dezembro para um encontro da Pastoral da Criança que será realizado nos dias 3 e 4 do mesmo mesmo mês em Natal. Esse encontro é um evento da Pastoral que acontecerá todos os anos onde será discutido o resultado do andamento da Pastoral em muitos municípios do Estado do Rio Grande do Norte.
Sabemos que trabalhar com criança é uma tarefa muito importante e de suma responsabilidade, tanto do coordenador de Ramo, ou seja, coordenador municipal como dos líderes que atuam nas comunidades com crianças e gestantes. "Quem faz para uma criança está fazendo para Deus"

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PT REALIZA EVENTO EM MESSIAS TARGINO

Neste último sábado, 12 de novembro o Partido dos Trabalhadores-PT de Messias Targino realizou um evento de novas filiações, sendo 14 novas filiações. O evento contou com a participação de 3 companheiros de Janduis, Raimundo, Almeida e Nailca, o Comanheiro João Maria de Olho d'agua, a companheira Eliane Bandeira, a companheira vereadora do PT de Patu, o companheir Gizelio de Campo Grande e a presença de mais de 50 pessoas. Estávamos esperando a presença dos companheiros deputados, a Companheira Fátima Bezerra e o Companheiro Mineiro, mas acredito eu que seria muito importante a presença deles, mas mesmo assim, ficou um pouco claro aos presentes o que era, e é hoje o PT em Messias Targino, pois na minha fala deixei bem claro. Gostaria de acrescentar ainda. Nós temos um quadro de companheiros importantes no PT que não precisamos de estarmos nos expondo e nos oferecendo para sermos candidatos a vice de ninguém. Temos que ter uma posição verdadeira e acreditar em nossos companheiros do Partido. Não adianta nenhum petista no nosso município querer caminha só e ter tudo em suas mãos só. Devemos levar o Partido democraticamente com a participação de pelo menos, a maioria dos filiados em todos os sentidos, seja nas eleições, seja nas ações, nos empregos ou nos programas.